Nas últimas semanas falamos sobre os pilares que compõe uma campanha de Incentivos. Hoje, nosso Diretor de Novos Negócios, Luiz Poli, complementa o conteúdo com um artigo exclusivo sobre o tema. Confira:
Existem diversas maneiras de estimular e encorajar pessoas dentro de uma empresa.
Uma delas é o Incentivo.
O Incentivo vem como uma ferramenta de engajamento de pessoas. É como se a empresa fosse uma grande orquestra e a Campanha de Incentivos fosse o maestro, guiando e dando um novo tom à apresentação final. Ela é capaz de mostrar caminhos mais assertivos e levar a estratégia da empresa de uma maneira positiva – com benefícios para todos os envolvidos.
Seja para a empresa, que atinge todas as suas grandes metas, ou para os colaboradores, que recebem uma premiação por seus esforços, a campanha tem o poder de motivar, engajar e premiar. Gerando um ciclo virtuoso cheio de benefícios. No fim das contas, até os clientes saem ganhando – afinal, quem não gostaria de estar ligado a uma empresa que joga unida e vibra a cada conquista?
Além disso, o Incentivo é uma ótima ferramenta para as empresas que visam dar um novo direcionamento para suas estratégias. Porque, muito diferente de como eram as empresas antes (com estratégias e planejamentos que duravam vários meses), o cenário atual demanda maior velocidade. O mercado se movimenta cada vez mais rápido – e as estratégias precisam acompanhar todas as demandas.
Confira, agora, os três pilares para uma campanha de Incentivos de sucesso:
1 – Motivar
A motivação faz parte do engajamento, tendo a comunicação como fonte de união entre pessoas e equipes em torno de um único propósito. Se usada da maneira correta, ela faz com que os times se unam em prol de um grande objetivo, uma grande meta. Quando todo mundo rema em um mesmo sentido, não há cansaço ou obstáculo que os impeça de chegar ao resultado esperado.
Vamos usar um exemplo do nosso dia a dia para entender melhor essa motivação. Por mais que você esteja cansado após um dia de trabalho e seu filho te chame para brincar com ele, é comum que você resista aos obstáculos físicos e mentais para atingir o seu propósito: criar um vínculo de união e amizade com os seus filhos. É exatamente esse sentimento de propósito que fará sua equipe continuar resistindo para alcançar as metas.
2 – Reconhecer
Saber reconhecer é uma característica de empresas que se importam com seus empregados. Além de tornar o ambiente de trabalho muito melhor, ela ainda é uma ferramenta capaz de impulsionar a produtividade e o crescimento de resultados.
O reconhecimento está ligado ao estímulo dos colaboradores. É como se você estivesse colocando um ponto de luz, um foco, nas ações de profissionais que cumpriram seus objetivos e que são as molas propulsoras da empresa – estimulando os demais colegas a terem um resultado superior.
3 – Premiar
A premiação é a recompensa por todos os esforços. A pessoa que participa da Campanha de Incentivos precisa ter em mente que: se ela se propõe a fazer mais e melhor, com um propósito muito forte, lá na frente ela será recompensada com algo que deseja. Além disso, para a empresa, a premiação é uma maneira de distribuir parte dos ganhos com suas equipes.
Seguindo todos os pilares para uma Campanha de Incentivos de sucesso, é possível caminhar até um ambiente melhor, com mais compartilhamento e união entre as equipes. Tudo isso faz com que a cultura meritocrática, com o ganho na performance de todos; e um ótimo ambiente de trabalho, com equipes que se respeitam e vibram por resultados, se fortaleçam dentro da empresa.