Da concepção à mensuração de resultados em campanhas de Incentivos

Da concepção à mensuração de resultados em campanhas de Incentivos

Artigo publicado por Bruno Cara, gerente de Novos Negócios da iPremi.

Vale a leitura!

É comum encontrar pessoas que buscam por resultados rápidos e com poucos esforços. E, no mercado de Incentivos, quando falamos em esforços, nos referimos não apenas ao investimento, mas a toda etapa de concepção e desenvolvimento de uma campanha. Para isso, é necessário entender as demandas e realizar um estudo completo sobre os resultados que desejamos mensurar ao decorrer da ação. 

Portanto, se você procura por bons resultados em sua campanha de Incentivos, alguns passos devem ser levados em consideração:

1 – Determine os objetivos

Você precisa entender quais são seus reais objetivos com a campanha de Incentivos. Liste, no máximo, três objetivos de maneira simples e mensurável. Quando você coloca as informações no papel, aumenta suas chances de sucesso.

2 – Analise o público

Entenda quem é o público de referência, qual sua renda e seu nível de educação. Por meio dessas informações, é possível ganhar proximidade, criar uma persona e entender quais ‘dores’ podem ser solucionadas pela campanha.

3 – Conheça os obstáculos 

É muito importante colocar metas em sua campanha de Incentivos, desde que elas sejam razoáveis. Por isso, saiba como medir suas ações, entenda quais fatores externos podem afetar seus resultados e quais são os obstáculos a serem superados para que seus objetivos sejam alcançados dentro do prazo.

4 – Determine as regras

Para que a campanha seja desenvolvida de forma justa e não gere dor de cabeça no futuro, é muito importante definir ainda em sua concepção quais serão as regras. Todo jogo tem regras, e esse não seria diferente. Determine quem poderá participar, qual a vigência do programa, como será a distribuição de pontos, quais as medidas para aferir o ROI, o quanto de verba será investido no processo e como se dará a divisão dos prêmios.

5 – Escolha a premiação

Depois de determinar toda a parte técnica da campanha de Incentivos, é hora de determinar qual será a premiação. Serão vouchers? Viagens? Produtos da marca? Para definir isso, é necessário levar em consideração toda a estratégia pensada anteriormente para saber o que motiva o seu público.

6 – Faça uma divulgação efetiva

Mais importante do que o próprio desenvolvimento de uma campanha, é saber como se dará sua divulgação. Defina como ela será lançada, como será a sustentação de informes e por qual meio serão divulgados os resultados.

É importante que a campanha tenha identidade própria, alinhada com os interesses da empresa. Além disso, é muito válido buscar por ações que agreguem conteúdo e incentivem os participantes a manterem o engajamento. Afinal, queremos que as equipes desenvolvam o sentimento de pertencimento junto à marca.

7 – Acompanhe os resultados

Nesta etapa, é necessário definir como os resultados serão acompanhados e aferidos. Você terá acesso aos dados de vendas? Caso a resposta seja positiva, saiba como será realizada a coleta desses dados e o rastreamento de resgate de prêmios.

8 – Finalize com chave de ouro

Para que a campanha de Incentivos tenha um desfecho positivo, confira se todos os objetivos foram cumpridos, gere visibilidade aos números conquistados e dê conhecimento aos ganhadores.

Por meio desses passos, é possível desenvolver uma campanha de sucesso. Mas, caso você não consiga de primeira, reveja cada passo, identifique o problema e tente mais uma vez. As campanhas de Incentivo podem ser um grande suporte para o desenvolvimento de equipes e para o alcance de metas. Vale a pena continuar tentando.

Ah, e conte sempre com a nossa ajuda. Aqui na iPremi, nós oferecemos diversas soluções que irão tornar cada uma das etapas de concepção ainda mais fáceis de serem realizadas. O sucesso é garantido.

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