Marco Giordano, CEO da iPremi, compartilha o artigo “Transparência e engajamento para resultados extraordinários”, no qual reforça o papel estratégico que uma ferramenta SaaS desempenha no processo de campanhas de incentivo.
Confira a publicação:
2020 foi um ano atípico. A questão pandêmica afetou o mercado sem distinção. Em alguns segmentos, mesmo diante da crise instaurada, foi possível reverter o momento impensável em oportunidade, mas a grande maioria das empresas teve que rever estratégias e segurar planos de curto e médio prazo.
Com a flexibilização da quarentena em muitas partes do País, a retomada das atividades tem acontecido de forma gradual e, na reta final do ano, ainda há possibilidades para reaquecer e “preparar o terreno” para a reconstrução de 2021.
Uma das oportunidades acontece agora. Em 15 dias temos a Black Friday e a expectativa do mercado tem sido otimista em relação à data. Por isso, com estratégia e engajamento é possível revisitar metas, indicadores e trabalhar junto às equipes de vendas e com o público interno rumo à mesma direção.
Não à toa, o marketing de incentivo tem sido uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas. Afinal, é o capital humano quem faz a roda girar. Mas, criar uma campanha de incentivo requer atenção e transparência. Tão importante quanto engajar, é manter essa equipe ativa durante toda a campanha.
A engrenagem é complexa. Para alcançar o objetivo maior é preciso tornar o time parte do processo, com informações claras, objetivas e integradas e é nesse ponto que a tecnologia se faz indispensável.
“Colocar todo mundo na mesma página” é um ponto fundamental para gestores, equipes envolvidas na campanha e, claro, para enxergar a performance e desempenho da ação.
Soluções digitais para campanhas de incentivos que utilizam SaaS – Software as a Service (sigla em inglês) – apresentam de forma online e integrada todos esses pontos sensíveis, traduzidos de forma concisa e funcional para cada tipo de interesse do público envolvido. Viabilizam projetos e campanhas pela rapidez de implementação.
O SaaS é uma ferramenta completamente adaptável para tamanhos e realidades das empresas, e que complementa os diferentes softwares de gestão alocando na nuvem, em tempo real, as informações dos departamentos. A facilidade de acesso e de captura de informações desse sistema permite que equipes distribuídas nas mais diversas regiões interajam integralmente. Dentro das campanhas de incentivo, o SaaS traz clareza e objetividade para comunicação e auxilia na tomada de decisão.
O fato é que não há fórmulas mágicas para fazer acontecer. É preciso olhar, estruturar e planejar conforme a realidade e necessidade imposta para cada empresa. O que sabemos é que informação em tempo real, aliada ao conhecimento do público final e uma boa campanha de incentivos rende uma competição saudável com ganhos reais para o engajamento dos participantes.
Capital humano motivado, estratégia e tecnologia continuam fazendo a diferença nos negócios de muitas empresas.
*Marco Giordano é CEO da iPremi, empresa desenvolvedora de tecnologia e estratégias para campanhas de incentivo.